Com a quantidade de coisas a aprender, absorver e resolver: Como manter o foco?

Não sei vocês, mas já sofri muito por começar a fazer algo e ficar contando: se eu conseguir ler 1 página há cada 2 minutos, irei ler 15 páginas em 30 minutos, um capítulo em… e quando vejo, já perdi 15 minutos só me planejando/ficando assustada com a quantidade de coisas a fazer, ao invés de focar e realmente aproveitar aqueles 15 minutos perdidos.

A mente humana é boa para ter ideias, resolver coisas, não para guardar ideias. Quantos aniversários você já perdeu por deixar para parabenizar a pessoa mais tarde? Quantas mensagens em redes sociais deixaram de responder por não achar que aquele é realmente um momento oportuno?

Eu por exemplo, fiz aniversário em julho e não respondi todos que me parabenizaram no Facebook. Devido a rotina tão apressada, esperei um momento livre e esse não chegou, quando me dei conta, já havia passado tempo demais.

Pensando nisso, aprendi algumas dicas com o método de gerenciamento de ações Getting Things Done, explicado no livro de David Allen, e gostaria de compartilhar com vocês, são elas:

  •  Não foque em guardar mentalmente informações que você pode ter em seu celular, como seu número de telefone, número do dentista, etc;
  • Use Post it’s! Eles, além de serem bonitos, para quem ama papelaria como eu, são super úteis para te lembrar de compromissos;
  • Seja totalmente engajado no que estiver fazendo no momento! Não se preocupe com suas dívidas enquanto está resolvendo o famigerado Bug no trabalho, assim como não fique pensando neste mesmo Bug quando for dormir. Você não irá se concentrar no trabalho e não irá descansar em casa, o que irá prejudicar seu rendimento;
  • Reserve seu espaço mental! Complementando a dica anterior, podemos perder o foco muito facilmente: uma simples notificação no celular pode te levar a abrir um site de notícias e então, lá se vão 5 minutos que deveriam ser dedicados a sua atividade atual. Para resolver, se desconecte e mantenha o foco, seu tempo irá render bem mais.
  • Faça listas de tarefas e ao final da semana, tire um tempo para revisar o que foi feito e identificar onde você poderia otimizar o seu tempo.

Aplicando estas dicas, tenho certeza que seu rendimento irá crescer bastante 😀

Comente neste post suas dicas de organização, o que tem funcionado para você, vou amar poder conhecer outras formas.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *